Quem somos

.

6 de junho de 2011

Formação 2ª Parte: O QUE É A MISSA?

Domingo sem Missa
Semana sem Graça

Qual é o sentido da missa?
O sentido mais profundo da missa se resume no seguinte: Em cada missa, Jesus torna presente e real o mesmo sacrifício que realizou na cruz. “ Eis o Mistério da nossa fé”. Cristo é o Cordeiro de Deus que se imola e se entregas livremente ao Pai como Vítima em sacrifício no Altar da Cruz, para redimir do pecado.(Mt26,28).
Jesus Cristo é o Sacerdote Eterno que preside o mais sublime culto de louvor, ação de graças e adoração a Deus (Hb9,11-14). Quem preside a missa é Jesus, o padre é apenas o representante.

Porque a Igreja Católica celebra a missa há mais de dois mil anos?
Por causa do mandato e da ordem de Jesus: “Façam isto em memória de mim” (Lc22,19).E ainda “Todas as vezes que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha”.(1Cor11,26).

O que significa comungar?
Comungar significa receber o Corpo e o Sangue de Cristo, presente no pão e no vinho, alimento indispensável para a caminhada do cristão rumo à casa do Pai.(Jo 6,22-71). Comungar para ser seguidor de Jesus, amar e perdoar os outros e colaborar com a construção de mundo renovado pela prática da justiça, da ternura e da solidariedade, vivendo a comunhão fraterna na Comunidade.(1Cor10,17-17).

Por que TEM que se confessar para poder comungar?
Por que é necessário estar com o coração limpo e a consciência tranquila para receber o Cristo vivo em nossa vida. “Por isso, todo aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Portanto, CADA UM EXAMINE A SI MESMO ANTES DE COMER DESTE PÃO E BEBER DESTE CÁLICE, POIS AQUELE QUE COME E BEBE SEM DISCERNIR O CORPO, COME E BEBE A PRÓPRIA CONDENAÇÃO. É por isso que entre vocês há muitos fracos e enfermos, e muito morreram”.(1Cor 11,27-30) e ainda: “ Portanto, se você for até o altar para levar a sua oferta, e aí se lembrar de que seu irmão tem alguma coisa contra você, deixe a oferta aí diante do altar, e vá primeiro fazer as pazes com seu irmão: depois volte para apresentar a oferta”. (Mt5, 23-24).
O pecado nos impede de participar dignamente desse banquete eucarístico, daí a necessidade de se fazer uma boa confissão. A Igreja pede que a confissão individual seja feita PELO MENOS uma vez por ano na Páscoa.


Faça seu comentário



Retirado folheto "Um Domingo sem Missa, Uma Semana Sem Graça" - escrito por Pe. Valdiran Santos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus o abençoe