Quem somos

.

18 de julho de 2011

Formação 2ª Parte: Os Católicos Adoram Imagens?

8- No templo de Deus, em Jerusalém, havia imagens de escultura?
Sim, o templo de Deus, construido ricamente pelo rei Salomão, tinha muitas imagens, inclusive, imagens gigantes. (1Rs 6, 23-36; 2Cr 3, 10-14).

9- Quais os textos bíblicos que falam sobre as imagens?
- Ex 25, 18-22; Ex 37,7- Deus mandou fazer imagens de querubins;
- Nm 7, 89; 2Sm 6-2- Deus fala a Moisés do meio de duas estátuas de querubins; 
- Nm 21, 4-9 - Deus manda Moisés fazer uma serpente de bronze; -
-1Rs 6- 23-35; 2Cr 3,10-14; Ez 41, 17-20 e Ez 43, 4-6 - O templo de Deus em Jerusalém, está cheio de imagens de esculturas de bois, leões, homens, palmeiras e querubins. Jo 3-14 - Jesus reconhece o valor simbólico e religioso da serpente de bronze de Nm 21, 4-9 a qual já era uma prefiguração do Cristo na Cruz.

10- Por que se sua imagens na Igreja Católica?
Por que a imagem de uma pessoa santa que viveu intensamente a fidelidade ao Evangelho de Cristo, a  Igreja e a sua vocação é um modelo que deve ser imitado por todos os cristãos no seguimento de Jesus. Nesse caso, a imagem não tem nada a ver com um ídolo porque não toma o lugar de Deus, mas aponta para Ele.

11- O que a Igreja ensina sobre as Imagens sagradas?
"As imagens, quer pintadas, quer esculpidas, sejam expostas, assim como a cruz, nas igrejas, nos vasos sagrados, nas paredes, nas casas, nas ruas, porque isso nos recorda e nos leva a amar Jesus Cristo, sua mãe, os apóstolos, os santos. Sejam lhes prestadas veneração e respeito, mas não adoração que só a natureza divina é devida." (VII Concílio Ecumênico de Nicéia/ano de 787). 
E ainda: "Firme permaneça os costumes de propor nas igrejas as sagradas imagens à veneração dos fiéis; com tudo, sejam expostas com moderação quanto ao número, com conveniência quanto a ordem, para que não cause admiração ao povo cristão, nem favoreçam devoções menos corretas. " SC nº 125 (Concílo do Vaticano II - ano 1962/1965).

12- Quando surgiram as imagens da Virgem Maria e dos Santos na Igreja?
Surgiram nos primeiros séculos do cristianismo, sobretudo, na época da perseguição do ímpério romano contra os cristãos que escondidos nas catatumbas de Roma pintavam  e esculpiam sobre os túmulos dos mártires as imagens de Jesus, Bom Pastor, e Maria, dos apóstolos; de cenas bíblicas e dos próprios mártires, portanto, as imagens fazem parte da riqueza da nossa tradiação Cristã e Católica.
"Antigamente Deus, que não tem corpo nem aparência, não podia em absoluto ser representado por uma imagem, Mas agora, que se mostrou na carne e viveu com os homens, posso fazer iagem daquilo que vi de Deus (...) com o rosto descoberto, comtemplamos a glória do Senhor". (S. João Damasceno, imag.1,16-93 - obra citada in CIC nº 1159).



Pe. Vandiran Santos
Deixe seu comentário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus o abençoe